sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

A História dos Jogos Eletrônicos

A indústria dos jogos eletrônicos está inteiramente ligada ao desenvolvimento de toda a indústria do entretenimento. As relações entre os antigos inventos remontam a evolução das características interativas e de conteúdo realizadas nos dias de hoje. As tecnologias aplicadas na criação de novos formatos demonstram o mesmo ímpeto dos homens que outrora solucionaram os problemas mecânicos ou éticos enfrentados na história desta indústria. A história dos jogos eletrônicos começa na criação das primeiras máquinas de pinball. É importante destacar que o aprendizado adquirido nesta fase foi, mais do que lúdico, atrelado às atividades de negociação, temática e distribuição. Em uma época onde as máquinas eram facilmente confundidas com caça níqueis, os pioneiros tiveram delimitar seu negócio. Essa segmentação aproximou os jogos da indústria do entretenimento, que nesta época era formada, nos EUA, principalmente pela distribuição de Jukebox .

Dos antigos pinballs até os fliperamas a indústria amadureceu, mas foi durante as décadas de 60 e no início dos 70 que os jogos eletrônicos começaram a estabelecer seu formato. Em 1961 o MIT recebe como donativo o primeiro PDP-1, um computador que comparado aos anteriores era relativamente pequeno, do tamanho de um carro. E esse computador possuía um monitor de saída de dados. Foi então que um jovem estudante chamado Steve Russell decidiu produzir um jogo interativo. Todos aqueles que programavam nessas máquinas eram considerados hackers, e foi isso que Russell se propôs a escrever um programa que desce conta de sua visão. Durante meses Russell ouvia os colegas lhe perguntado sobre os progressos, porém havia um grande problema conta ele mesmo. Faltava motivação, um outro estudante, Alan Kotok resolve auxiliar Russell nesse problema e discute o que estaria faltando para o jogo interativo ser escrito. Russell nesse momento se depara com um problema de algoritmo de seno e co-seno. Alan Kotok consegue escrever um programa que sirva para os propósitos de Russell, então ele não tem mais problemas a não ser escrever o famoso programa que os colegas estão esperando.

Um comentário:

§ÜP®ËM3 (Daniel/Nerd) disse...

Um documentário que recomendo sobre a história dos games, é o documentário "A Era dos Games".

Um ótimo filme/documentário que mostra desde o começo dos games antigos, até os games atuais da era moderna.

Simplismente demais esse blog, espero que gostem dos jogos aqui, e vlw Jan Spenassato por ter criado esse blog, pois sem você nada disso seria possível.

 

Jogos, jogos antigos, games antigos, download games, games para pc, abandonware, jogos de computador